29 de setembro de 2011

CMEJ promove parceria com Conselho Tutelar e COMDICA para assegurar direito a educação de crianças e jovens jaguaruanense

No intuito de promover ações de defesa do direito de crianças e jovens jaguaruanenses ao acesso e permanência na escola, o Conselho Municipal de Educação de Jaguaruana promoveu ao longo do mês de setembro diálogo com as entidades responsáveis.
Contando com a participação de membros do Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA foram promovidos dois momentos de discussão e planejamento de estratégias coletivas voltadas para a conscientização dos profissionais da educação acerca da necessidade de se preservar e salvaguardar o direito inerente de todas as crianças e adolescentes a um serviço educacional de qualidade.
Tais momentos foram enriquecidos com o compartilhamento de diferentes visões e abordagens sobre a questão, sendo indicados alguns casos já registrados nas escolas municipais referentes a problemas levados ao Conselho Tutelar quanto à situação de alunos com problemas na freqüência, matricula e transferências entre escolas.
 No segundo momento do diálogo, as atenções foram voltadas para a definição de ações prática que possibilitem a superação e/ou enfrentamento destas questões nas escolas públicas municipais. Sabendo que este é um desafio de toda a sociedade, ficou definido que será realizado primeiramente, em parceria entre CMEJ e Conselho Tutelar,  um momento de debate e estudo junto aos gestores escolares acerca da legislação nacional que assegura a educação como direito de toda criança e uma responsabilidade de todos os segmentos sociais.
Outra ação proposta foi a realização de um levantamento das escolas que apresentam casos ligados ao afastamento de alunos do ambiente escolar para que sejam feitas visitas ao local afim de promover reunião com a comunidade escolar alertando da necessidade da tomada de decisão sobre tais fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário